Muitas vezes nos esquecemos do risco que a exposição solar sem proteção oferece. São nestes lapsos que a nossa saúde se torna mais vulnerável a certas doenças como o Câncer de Pele.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), atualmente o Câncer de Pele Não Melanoma é o tipo de câncer mais frequente entre os brasileiros, correspondendo a aproximadamente 30% de todos os tumores diagnosticados no Brasil.

Embora a doença esteja associada a fatores de riscos também genéticos, ainda assim a principal causa é a exposição prolongada e repetida ao sol sem as proteções adequadas, principalmente na infância e adolescência.

Tipos de Câncer de Pele

Existem três tipos distintos de Câncer de Pele, mas você sabe quais são eles? Não? Confira então uma pequena explicação sobre cada um:

Melanoma

É o tipo menos frequente dentre todos os cânceres que acometem a pele, representa apenas 3% dos casos diagnosticados, porém é considerado um dos mais agressivos. Embora seu diagnóstico gere apreensão aos pacientes, vale lembrar que as chances de cura são de mais de 90% quando a detecção é precoce.

Carcinoma Basocelular

Considerado o mais comum dentre todos os tipos de Câncer de Pele, o Carcinoma Basocelular surge nas células basais encontradas na camada superior da pele. Sua maior incidência é em regiões do corpo que ficam mais expostas ao sol como: rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. O Carcinoma Basocelular apresenta baixa taxa de mortalidade e pode ser curado com mais facilidade em caso de detecção precoce.

Carcinoma Espinocelular

Este tipo de câncer se manifesta nas células escamosas que constituem a maior parte das camadas superiores da pele e, assim como o Carcinoma Basocelular, seu desenvolvimento pode afetar diversas partes do corpo, embora seja também mais comum nas áreas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo, pescoço etc.

Sinais que pedem atenção

Apenas o fato de conhecer a sua pele e saber exatamente a localização e tamanho das suas pintas já ajuda bastante. Conheça as regras de identificação dos sinais das pintas que pedem atenção, chamado de ABCDE:

  • Assimetria;
  • Bordas Irregulares;
  • Cor (tom de preto escuro ou várias colorações);
  • Diâmetro maior do que cinco milímetros;
  • Evolução que diz respeito à mudança de tamanho, forma e cor.

Mapeamento das pintas

Se após realizar uma observação seguindo as regras do ABCDE você perceber alguma alteração, agende uma consulta com um dermatologista, pois somente um exame clínico ou digital detalhado permite um diagnóstico conclusivo.

Atualmente, existem técnicas modernas como a Dermatoscopia Digital ou Mapeamento de Pintas, que faz a visualização de estruturas no interior dos nevos (pintas e manchas) e uma análise da fotografia ampliada das pintas na pele, possibilitando identificar lesões de risco.

Diferença entre Dermatoscopia Manual e Digital

O que diferencia as duas técnicas é que na manual o dermatologista avalia as pintas com o próprio dermatoscópio (aparelho portátil que funciona como uma lente de aumento), já no mapeamento digital são documentadas todas as lesões para que os resultados possam ser acompanhados com o passar do tempo, o que auxilia na identificação de novas lesões ou mudanças importantes nas existentes.

Quando realizar o Mapeamento?

Se você possui muitas pintas ou manchas na pele; pele muito branca; passou por grandes exposições solares ao longo da vida; possui histórico familiar de câncer de pele ou tem nevos congênitos (desde o nascimento, principalmente grandes), converse com o seu dermatologista sobre o Mapeamento Digital. O exame é um grande aliado da prevenção contra o Câncer de Pele!

Gostou deste ARTIGO? Compartilhe nas suas redes sociais e conscientize mais pessoas sobre esta doença e os métodos de prevenção!

 

Referências

Câncer de Pele Melanoma

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-melanoma

Câncer da Pele

http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64/

Câncer de Pele é o de maior incidência no Brasil e no mundo

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-da-pele-e-o-de-maior-incidencia-no-brasil-e-no-mundo/9264/7/

Dermatoscopia Digital

https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/17072-dermatoscopia