Quem não quer envelhecer de uma maneira natural e saudável? Mas essa busca por um visual mais jovem tem mostrado o outro lado da moeda: os exageros. Isso é uma coisa que eu tenho visto muito, pessoas que colocam aquele lábio exagerado ou perdem a mão nas bochechas, prejudicando a assimetria do rosto.

Um dos grandes culpados desses exageros é o famoso “padrão de beleza” imposto pela sociedade. É por isso que neste artigo, de maneira ética e médica, gostaria de esclarecer alguns pontos sobre como envelhecer de maneira natural, saudável, com uma harmonização facial que faça sentido e que tenha uma estética correta.

Por que envelhecemos?

Envelhecer é um processo natural, porém há como evitá-lo de forma precoce. A primeira coisa que você deve saber é que o envelhecimento é agravado por fatores externos como tabagismo, excesso de álcool, sedentarismo, má alimentação e exposição excessiva e desprotegida ao sol. O sol envelhece muito a nossa pele e além de manchas, pode causar doenças mais graves como o câncer de pele.

Até aí todo mundo já deve ter ouvido falar, mas é importante ressaltar que o sol também tem seu lado bom. Nosso corpo precisa tomar um pouco de sol para manter a Vitamina D, mas isso deve ser feito da maneira correta e nos horários em que os raios são menos nocivos, ou seja, antes das 10 horas da manhã e após às 16 horas.

Beleza em todas as idades

Estar bonito e bem cuidado não tem mais a ver com idade. Sim, uma pessoa pode ser bem cuidada aos 20, aos 30 e também após os 50 anos. Baseado nas minhas próprias experiências no consultório posso exemplificar o que disse acima. Tenho pacientes de todas as idades, inclusive de 90 anos que vem se cuidar para envelhecer de maneira saudável!

Lógico que para pessoas a partir dos 70 anos de idade o tratamento segue uma linha condizente com a idade e, a finalidade principal, é proporcionar segurança, felicidade e satisfação com a imagem que ela vê no espelho. A pessoa que não tem autoestima, muitas vezes, torna-se mais triste e isso pode ocasionar condições mais graves.

Afinal, como envelhecer mantendo a beleza?

Vamos ao que interessa! Nos blocos seguintes deste artigo, falarei sobre um procedimento minimamente invasivo que suaviza as marcas do tempo como linhas de expressão e garante um aspecto mais jovem e saudável ao rosto, mas sem tirar a expressão facial característica.

A Toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox, é uma neurotoxina extremamente ativa utilizada para cuidar da beleza da pele, já que atenua as rugas e linhas de expressão faciais. A aplicação pode ser feita na região frontal (linhas da testa), ao redor dos olhos, nos vincos entre as sobrancelhas, nas rugas ao redor dos lábios, do pescoço e do colo.

Mas, há uma ressalva: a Toxina Botulínica é indicada para as rugas consideradas “dinâmicas”, ou seja, aquelas ocasionadas pela atividade muscular. Como os músculos estão ligados à pele, movimentos repetitivos resultam em linhas de expressão na testa, ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas. Basta sorrir, franzir a testa e apertar os olhos para que você possa percebê-las.

Recomendações

O ideal é que a aplicação desta poderosa neurotoxina seja feita a cada seis meses para que os resultados sejam mais duradouros e notáveis. Também vale ressaltar que a Toxina Botulínica pode ser combinada com outras técnicas como o preenchimento, mas isso dependerá das expectativas individuais e da aprovação do dermatologista.

Por último, mas não menos importante: embora a Toxina Botulínica seja considerada um procedimento pouco invasivo e, atualmente esteja sendo encontrada com facilidade, confie apenas em médicos especialistas e experientes para esta função, desta forma, as chances de ter o resultado desejado e o principal, nenhuma complicação, são maiores.

 

Referências

What is the difference between Botox and Dermal Fillers?

https://www.medicalnewstoday.com/articles/320510.php

Facelift or Botox? Which is right for you?

https://www.plasticsurgery.org/news/blog/facelift-or-botox-which-is-right-for-you

Toxina Botulínica

http://www.surgicalcosmetic.org.br/detalhe-artigo/346/Toxina-botulinica–revisao-de-sua-aplicabilidade-em-doencas-ao-alcance-do-dermatologista