MELASMA

Manutenção do resultado do tratamento do melasma

O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de pílulas anticoncepcionais e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol.

O seu tratamento é difícil e, muitas vezes, logo após a melhora das manchas, elas voltam a aparecer, provocando desapontamento nas pacientes que se submeteram a longos tratamentos.

Estudo avalia dois regimes de manutenção

No Meeting da Academia Americana de Dermatologia foi apresentado um estudo sobre o uso de um medicamento contendo um tipo de ácido (tretinoína), um despigmentante (hidroquinona) e um corticosteróide (fluocinolona) em pacientes com melasma de moderada a grave intensidade.

Neste estudo, dois regimes de manutenção foram propostos: o primeiro com aplicações do produto duas vezes por semana por seis meses e, o segundo, com um regime regressivo, ou seja, três vezes por semana no primeiro mês, duas vezes por semana no segundo mês e uma vez por semana nos quatro últimos meses.

Resultados

Os resultados deste estudo mostraram que, após o sexto mês, 53,8% dos pacientes do primeiro grupo e 53% dos pacientes do segundo grupo não apresentaram recidiva do melasma.

Além disso, foi informado que o tempo médio para ocorrer o reaparecimento das manchas foi de 190 dias, independentemente do regime utilizado.

Fonte: Dermage News – Ecos do Meeting da AAD 2010

ATENÇÃO!

– Os textos e fotos contidos neste site tem carater meramente informativo e não substitui de modo algum uma consulta médica.
– Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. As informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.

Faça seu agendamento prévio e em breve entraremos em contato.

Fazer agendamento