TRATAMENTO CAPILAR

Tratamentos clínicos e cirúrgicos considerados mais eficazes para a queda de cabelo e a calvície. Confira:

Loções capilares:

Trazem em sua formulação a substância minoxidil, indicada para as pessoas com calvície leve a moderada. O minoxidil prolonga a fase anágena, a fase de crescimento dos fios.

Finasterida ou dutasterida  (comprimidos à base de inibidores da enzima 5-alfa-redutase):

Medicamento de uso oral, aprovado pela Food and Drug Administration EUA (FDA), desacelera o processo de miniaturização dos cabelos em homem e mulheres bloqueando a transformação do hormônio masculino testosterona em Dihidrotestosterona (DHT), principal hormônio da calvície. Como todo medicamento, é imprescindível a avaliação médica para prescrição, acompanhamento e avaliação da evolução.

Shampoos de combate à oleosidade:

A Dermatite Seborreica (ou caspa) induz oleosidade, o que gera inflamação e faz com que os cabelos caiam um pouco mais rapidamente. O uso de shampoos adequados auxilia a evitar esse tipo de queda. Indicado como adjuvante de tratamento.

Fotobioestimulação – Luz Emitida por Diodo e laser de baixa potencia :

 

É um tipo de luz de baixa potência desenvolvido especificamente para tratamento de estímulo capilar por meio do prolongamento do ciclo de vida dos fios. É indicada para pessoas com queda acelerada e em maior quantidade do que o normal. É um tratamento não invasivo, indolor, com duração de apenas 20 a 30 minutos por sessão e que não apresenta efeitos colaterais.

Peeling Capilar:

Combate a descamação e oleosidade no couro cabeludo. Após a limpeza, o resultado dos tratamentos tópicos é potencializado, além de reduzir a inflamação decorrente da oleosidade, que auxilia no processo de perda capilar.

Tratamento de Intradermoterapia:

Consiste em aplicações de minoxidil, D-pantenol e fatores de crescimento. O minoxidil é um medicamento vasodilatador, que auxilia no fluxo de nutrientes para o couro cabeludo e no crescimento de alguns cabelos finos, principalmente na região do vértex (coroa). Por ser injetável, propicia efeito mais rápido na interrupção da queda, sendo indicado como tratamento de resgate em períodos de queda acentuada. É complementar ao tratamento clínico e pode ser útil nos casos em que o tratamento oral é contraindicado.

Visualização do couro cabeludo com microscópio ampliado

Intradermoterapia– Drug Delivery

Consiste em aplicações de minoxidil,finasterida , D-pantenol e fatores de crescimento. O minoxidil é um medicamento vasodilatador, que auxilia no fluxo de nutrientes para o couro cabeludo e no crescimento de alguns cabelos finos, principalmente na região do vértex (coroa). Por ser injetável, propicia efeito mais rápido na interrupção da queda, sendo indicado como tratamento de resgate em períodos de queda acentuada. É complementar ao tratamento clínico e pode ser útil nos casos em que o tratamento oral é contraindicado.

MMP – Microinfusão de medicamentos(Drug Delivery)

Após anestesia e limpeza do couro cabeludo, utiliza-se um dispositivo com microagulhas vibratorias que faz a infusão de produtos para estimuar o crescimento capilar, como minoxidil e vitaminas

O aparelho é aplicado sobre as áreas afetadas em várias direções para que se façam canais no couro cabeludo que serão preenchidos com minoxidil,finasterida  D-pantenol e fatores de crescimento, estimulando os folículos pilosos através da liberação de substâncias que estimulam o crescimento capilar. Trata-se de um tratamento complementar ao tratamento clinico, com o intuito de ativar os folículos dormentes.

Radiofrequência Fracionada com microagulhamento

Este equipamento utiliza agulhas estéreis para total segurança dos pacientes. Possui um potente sistema eletromagnético que traz maior velocidade a impulsão das agulhas, proporcionando procedimento pouco dolorido. A entrega de energia se faz no ponto exato onde se objetiva, com a formação de microorifícios de estímulo capilar. Ele pode ser ser utilizado no tratamento de calvície e outros tipos de queda capilar

O maior benefício é a redução da queda de cabelos. Os pacientes podem ainda ter um aumento da espessura e do número de fios, com aumento do volume global dos cabelos no couro cabeludo.

Tratamentos para Alopécia Areata

Infiltração intralesional

Em alguns casos, como os de Alopécia Areata ou quedas de cabelo com origem inflamatória, pode ser indicada a infiltração intralesional com corticoesteroide, que tem ação antiinflamatória, para que ocorra a interrupção da queda e início da repilação dos fios. Trata-se de tratamento médico realizado na Skaminsky

Imunoterapia

Nos casos de Alopécia Areata avançada, pode ser realizado o tratamento de imunoterapia de contato, com o uso médico de agentes como a difenciprona, por exemplo, para induzir a repilação das áreas acometidas, sempre sobre a supervisão de médico dermatologista.

Fototerapia – Psoríase do Couro Cabeludo:

Como alguns casos de psoríase podem responder pouco ao tratamento tópico, há a necessidade de uso de fototerapia para os casos mais resistentes. A luz ultravioleta B de banda estreita (UVB narrow band – ondas de 311-312 nm) é a primeira escolha no tratamento com luz da psoríase, sendo segura e efetiva.

UVB Narrow Band.