Dra Silvia Kaminsky participa do XX CILAD 2014

Um congresso sem fronteiras

As atividades começaram cedo no penúltimo dia do XX Congresso Ibero Latino-americano de Dermatologia. Antes mesmo da programação científica ter início no Riocentro, o Dr. Fred Bernardes, apoiado pelo Instituto Protetores da Pele, assistiu ao raiar do sol no belo cenário da colônia de pescadores da Barra da Tijuca, na Praia do Quebra-Mar, onde promoveu uma ação de conscientização e prevenção com os pescadores da região. O doutor comentou o trabalho:
“A ação de hoje é um piloto para outra que estamos programando para o ano que vem, em parceria com o Instituto Protetores da Pele. Eu e o Dr. Omar Lupi pretendemos criar o Dia Nacional da Saúde da Pele do Pescador”, explicou. (Veja a cobertura completa da ação)

Voltando para os limites do centro de convenções, o evento, hoje, contou com uma atividade especial, o Painel de Procedimentos Práticos em Vídeo (PPPV), que se estendeu até o fim do dia na sala Jacinto Convit. Lá, os participantes tiveram contato com demonstrações em vídeo de procedimentos práticos, podendo analisar e discutir os temas.

Às 10:45h, tiveram início, na sala Sebastião Sampaio, as Conferências Magistrais, palestras dos convidados internacionais com tradução simultânea.

A segunda-feira ainda encontrou espaço para receber as Comunicações Orais, apresentações de alguns dos 750 artigos científicos recebidos de 26 países, e o lançamento do livro “Psicodermatologia: Pele, Mente e Emoções” no estande da SBD. A obra foi organizada pelos doutores Roberto Doglia Azambuja, Tânia Nely Rocha, Marcia Senra e Luciana Conrado.

Os congressistas também tiveram à disposição uma série de atividades práticas e teóricas: casos clínicos interativos, controvérsias, simpósios e workshops foram apresentados de forma simultânea nas 15 salas ocupadas no dia de hoje pelo congresso.

Ao fim do dia, ocorreu a Assembleia Geral Ordinária do CILAD. No encontro oficial da instituição, diretoria e associados discutiram diversos temas de cunho administrativo e científico, com destaque para a eleição da Cidade do Panamá, com 107 votos, para sede do Congresso de 2018. A cidade de Lima recebeu 41 votos.

Vamos para o último dia de XX CILAD. Até lá!