As verrugas são infecções causadas pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano), que faz com que alguns pontos da camada superficial da pele cresçam em um ritmo anormal, criando proliferações de pele no corpo.

A maioria delas é inofensiva e não causa nenhuma dor, mas para muitos pode ser um problema estético. Por se tratar de um sintoma do HPV, é possível tratar e até mesmo prevenir essas verrugas. Quer saber mais? Leia este ARTIGO até o final.

Tipos de verrugas

As verrugas podem variar de tamanho e textura, ter uma superfície lisa ou mais enrugada, apresentar formatos diferentes etc. Tudo isso é influenciado pelo tipo de HPV que originou aquela verruga, pois existem mais de 100 subtipos e cada um se manifesta de forma diferente.

A transmissão do HPV pode ocorrer pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada, por meio de relações sexuais ou quando a gestante infectada transmite o vírus para o bebê durante o parto.

A maior incidência do surgimento de verrugas acontece entre os 12 e 16 anos de idade, sendo mais comum em pessoas que estão com a imunidade baixa. E como citado, existem vários tipos de verrugas e os principais são:

  • Comum: o tipo mais frequente, caracterizado por ser mais redondo e áspero, podendo surgir desde a infância em áreas como mãos, dedos, cotovelos e joelhos;
  • Genital: surgem na região do pênis ou vagina, também podem aparecer em áreas como boca e uretra. Esse tipo é classificado como uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) e merece mais atenção médica, pois pode causar tumores malignos;
  • Plantar: também conhecidas como “olho de peixe”, essas verrugas surgem na sola dos pés e são mais difíceis de tratar;
  • Periungal: se assemelham com as verrugas comuns, porém essas só nascem ao redor das unhas;
  • Subungal: essas surgem embaixo das unhas, ficando escondidas, porém alteram o crescimento das unhas, que costumam ficar tortas e irregulares;
  • Plana: são amareladas e podem aparecer no rosto em grandes quantidades;
  • Filiforme: mais comuns em idosos, essas são verrugas mais finas podem aparecer em qualquer área do corpo, principalmente no rosto, pálpebras e pescoço.

Cuidados e tratamentos

Embora seja um problema em alguns casos predominantemente estético, tratar as verrugas é essencial, pois quando não são tratadas, o vírus pode se espalhar e gerar mais verrugas pelo corpo. Ainda existe uma pequena possibilidade de algumas verrugas desaparecerem sozinhas, pouco a pouco, mas é um processo demorado e que não acontece com frequência, por isso o tratamento com um dermatologista ainda é o mais recomendado.

É importante ressaltar que o paciente jamais deve tentar remover a lesão em casa usando alicates ou outras ferramentas, pois isso pode causar infecção.

O dermatologista pode utilizar várias técnicas para retirar uma verruga, que variam de acordo com o tipo de lesão, o local onde se encontra e a idade do paciente. Raspagem, eletrocauterização, lasers e nitrogênio líquido são os tratamentos mais utilizados e seguros para a remoção das verrugas. Em alguns casos, o uso de ácidos pode ser necessário, assim como a realização de uma intervenção cirúrgica.

Gostou deste ARTIGO? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam que as verrugas podem ser tratadas!

 

Referências

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/verrugas/20/

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-dermatol%C3%B3gicos/doen%C3%A7as-virais-da-pele/verrugas