O que é a Micose?

As chamadas micoses são infecções causadas por fungos, muito comuns em climas tropicais como o Brasil, devido ao calor e umidade, fatores que facilitam o surgimento dessas infecções.

As micoses cutâneas podem ser classificadas em dois tipos: superficiais e profundas. As profundas atingem as camadas mais internas da pele, podendo até mesmo envolver outros órgãos do corpo. Já as superficiais, costumam acometer regiões externas como a pele, unhas e cabelos.

Neste ARTIGO abordaremos alguns tipos comuns de micoses superficiais, quais seus sintomas e como trata-las, confira abaixo:

Pano Branco

O Pano Branco, também conhecido como Pitiríase Versicolor, é uma micose causada por fungos do gênero Malassezia, que já existem no corpo sem causar doenças. Quando existem condições favoráveis, o fungo cresce e invade a pele, causando lesões características. As áreas mais afetas são as ricas em glândulas sebáceas, ou seja, as mais oleosas como o tronco, parte superior dos braços, pescoço e face.

Esse fungo produz uma substância que impede a produção de melanina quando a pele é exposta ao sol. Nos locais onde os fungos estão, surgem pequenas manchas que podem ter a cor rosada, castanha ou esbranquiçada e costumam descascar levemente. As lesões podem causar coceira, ocasionalmente.

Candidíase

É uma infecção causada pelo fungo Cândida albicans, que afeta principalmente a região genital, porém pode ocorrer na região intestinal e oral também. É comum que esse tipo de micose cause coceiras, secreções e inflamações na área afetada.

Tinhas

Esse tipo de micose caracteriza-se por manchas vermelhas que coçam e descamam. É mais recorrente seu aparecimento nos pés, conhecido popularmente como “frieira” ou “pé-de-atleta”. Nas crianças, é comum que apareçam no couro cabelo, formando crostas que coçam bastante, além da Tinha no couro cabeludo poder passar de uma criança para outra.

Onicomicose

A queratina é a proteína que forma a maior parte das unhas. A Onimicose, também conhecida como micose das unhas, é uma infecção causada por fungos que se alimentam dessa queratina.

Ela pode aparecer tanto nas unhas dos pés quanto nas mãos. Surge, normalmente, uma mancha de cor clara que se expande e pode tornar a unha mais grossa e frágil. Em alguns casos, ela descola do dedo e pode causar dores.

Prevenção das Micoses

Alguns cuidados diários podem prevenir as micoses, dentre eles:

  • Não andar descalço em locais úmidos;
  • Evitar o uso de calçados fechados por tempo prolongado;
  • Não utilizar objetos pessoais de outras pessoas como roupas, pentes e chapéus;
  • Enxugar-se bem após o banho, principalmente entre as dobras de pele;
  • Optar por roupas íntimas de algodão;
  • Evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo.

Tratamentos

Os tratamentos dependem do tipo de micose,  sendo mais frequentemente utilizados medicamentos antifúngicos por via oral ou tópica. É importante ressaltar que caso o tratamento seja interrompido antes do tempo indicado pelo médico, a infecção retornar, pois os fungos que se encontram em camadas mais profundas podem resistir.

As micoses de unha são as mais difíceis de tratar e com maior duração, com o tratamento podendo durar até doze meses.

Consulte um especialista qualificado para ser instruído corretamente. Sua saúde merece atenção!