Quando se trata de protetor solar opções é o que não faltam! Tem com cor que funcionam como maquiagem, com ativos antiidade, em cápsulas e com diferentes FPS. Mas você sabe realmente como funciona essa proteção?

Neste ARTIGO, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre os protetores solares, confira:

 

Para que serve o protetor solar?

O objetivo dos protetores solares é reduzir a quantidade de radiação que a pele absorve formando uma barreira protetora. Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV (ultravioleta) auxilia na prevenção de doenças como o câncer de pele, queratinas actinicas e melanoses solares além de ajudar a retardar o envelhecimento cutâneo.

 

O que são os números de FPS no protetor solar?

Agora que você sabe qual a finalidade do protetor solar, deve estar se pergutando qual a diferença de um protetor solar com FPS 30 para um com FPS 60, por exemplo. Vamos explicar!

O FPS significa Fator de Proteção Solar, ou seja, é o índice que determina o tempo em que uma pessoa pode permanecer exposta aos raios solares sem causar danos à pele.

Para fazermos o cálculo do tempo de proteção, é necessário multiplicar o número do FPS por dez. Exemplificando, caso o protetor solar tenha FPS 30, multplicando por dez seria 300 minutos ou seja, 5 horas de poteção. Tal fato desconsidera o contato da pele com água ou demais fatores que possam remover o filtro solar aplicado pois esses irão diminuir consideravelmente a proteção sendo necessária a reaplicação do produto.

 

Tipos de Filtro Solar

Há dois tipos de filtro solar: o físico e o químico.

O filtro solar químico protege a pele por meio de uma reação química em que a radiação UV é absorvida por moléculas que a transformam em uma radiação de baixa energia, tornando-a menos nociva para a pele.

Enquanto que o filtro solar físico, também chamado de inorgânico, é formado por minerais que ficam sobre a pele, impedindo que a pele absorva os raios ultravioletas. Devido a esta cobertura, os raios atingem a pele e são refletidos pelo filtro. Esse tipo de proteção é muito utilizado em crianças e pessoas com alergia.

O recomendado é usar um produto que misture ambas as formas de proteção. Também é importante ressaltar que o protetor solar deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol e em quantidade abundante, pois camadas muito finas não protegem corretamente a pele.

Fique atento!

É muito importante que todos os produtos que você utiliza no cotidiano sejam adequados ao seu tipo de pele e os protetores solares não fogem à regra!

Usar um filtro solar inadequado pode prejudicar a saúde da sua pele, além de não protegê-la corretamente, o desencadeando complicações futuras. Por isso, é muito importante consultar um dermatologista qualificado para saber mais sobre o seu tipo de pele e produto mais adequado para a utilização.