Além de proteger o couro cabeludo, o cabelo também é simbólico e, muitas vezes, é a forma encontrada por algumas pessoas para expressarem sua identidade, cuidado e autoestima. Portanto, diante de quaisquer alterações é comum surgir certa preocupação.

Uma das alterações mais notadas durante os cuidados diários é a queda excessiva do cabelo durante o banho ou escovação, normalmente, sem motivos evidentes. Estima-se que esse tipo de queda de cabelo afeta mais de 80% da população. Aproximadamente 150 mil casos são diagnosticados por ano no Brasil.

O que é Eflúvio Telógeno?

Quando a queda de cabelo diária é mais intensa do que é normalmente, a condição é chamada de Eflúvio Telógeno, que é percebida, principalmente, naquele bolo que fica no ralo ou na escova de pentear. Simplificando, a condição é caracterizada pelo aumento da quantidade diária de fios de cabelo caindo pela raiz, originada pelo desequilíbrio na fase inicial do crescimento do fio.

É importante você saber que o nosso couro cabeludo tem em média 100 mil fios de cabelo, mas cerca de 10% dos folículos estão em fase de queda, que por sua vez dura cerca de 100 dias. Desta forma, uma perda em torno de 100 a 150 fios por dia é considerada natural, mas não para todos, de modo que, mesmo uma queda inferior a 100 fios por dia é significante se está acima do normal daquela pessoa. É essa observação que deve ser feita.

Classificação do Eflúvio Telógeno

A condição é classificada em dois tipos clinicamente distintos: agudo e crônico:

O Eflúvio Telógeno Agudo geralmente está relacionado a algum evento que aconteceu três meses antes do início da queda capilar, convertendo em um percentual maior de fios para a fase de queda. As principais causas associadas ao Eflúvio Telógeno são: pós-parto, febre, infecção aguda, sinusite, pneumonia, gripe, dietas muito restritivas, doenças metabólicas ou infecciosas, algumas medicações, estresse metabólico, estresse e cirurgias, especialmente a bariátrica.

Já o Eflúvio Telógeno Crônico, como o próprio nome indica, é a queda excessiva dos fios, mas que dura um período longo. Outra característica é o aumento dos fios na fase de queda de forma cíclica, ou seja, em determinados períodos a pessoa fica com o cabelo mais volumoso na base e menos volumoso no comprimento.

Se o paciente sofrer somente com o Eflúvio Telógeno Crônico, não ficará com o cabelo ralo no couro cabeludo. Porém, se o problema estiver associado a outras condições que causam rarefação dos fios as alterações serão mais notórias. De qualquer forma, se perde muito volume e comprimento.

O Eflúvio Telógeno Crônico em alguns casos pode não ter sua origem definida, porém é comum estar associado a doenças autoimunes, dentre elas, a mais comum é a Tireoidite de Hashimoto.

Procure um dermatologista!

O Eflúvio Telógeno tem uma duração predeterminada de dois a quatro meses, isso se não houver nenhuma outra doença associada como a Alopecia Androgenética (Calvície) ou Alopecia Senil, por exemplo. Portanto, o recomendável é sempre investigar os motivos por trás da queda de cabelo excessiva, pois quanto antes a condição for trata mais chances existem de recuperar o volume e o comprimento dos fios.

Para que a melhor forma de tratamento seja definida, o dermatologista analisará alguns pontos como: se o paciente é saudável; se há doença prévia do couro cabeludo associada e outros possíveis fatores que também são desencadeadores da queda de cabelo, como alimentação inadequada, deficiência de vitaminas e ferro.

A abordagem terapêutica pode ser feita por meio de medicações estimuladores do crescimento capilar ou LLLT (Low Level Light Therapy), que tem sido uma técnica muito indicada para tratar o Eflúvio Telógeno, pois é considerada pouco invasiva, podendo ser utilizada em pacientes de todas as idades.

Este tratamento é feito por meio da luz de LED e atua incentivando a produção de ATP (Adenosina Trifosfato) e acelerando o metabolismo. O resultado é: as células aproveitam melhor os nutrientes e estimula a produção e crescimento dos fios, garantindo cabelos mais saudáveis.

Prevenção

Não existem formas de prevenir o Eflúvio Telógeno, entretanto, em determinadas ocasiões, como pós-parto, dieta ou pós-bariátrica, ele pode ser esperado. Independente da situação é aconselhável procurar um dermatologista logo no início do problema.

O prognóstico em geral costuma ser positivo, mas vale sempre destacar que a queda de cabelo desproporcional pode indicar um problema de saúde mais grave. Portanto, a melhor abordagem sempre será eliminar a causa principal da queda e adotar tratamentos para manter a saúde dos fios.

Eflúvio Telógeno

Influence of nutritional supplementation in the treatment of telogen effluvium

Queda de cabelo: um guia prático sobre o Eflúvio Telógeno