ESTRIAS
Estrias = lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez. Atinge os dois sexos, porém é mais freqüente no sexo feminino, sendo uma das principais queixas de estética entre as mulheres. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdômen (gravidez), mamas e dorso do tronco (homens). Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa.
Como evitar?
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande. De qualquer forma, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente. Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir às estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do “estirão” pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.
Tratamento
O número de sessões de cada procedimento varia de acordo com o tipo e quantidade de estrias. Quanto mais nova e vermelha for à estria, melhor o resultado final.
Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas:
· Subcisão (subcision): esta técnica consiste na introdução de uma agulha grossa, com ponta cortante, ao longo e por baixo da estria, com movimentos de ida e volta. O trauma causado leva à formação de tecido colágeno no local, que preenche a área onde o tecido estava degenerado. Provoca equimose (mancha roxa), que faz parte do tratamento, pois a reorganização do sangue também dá origem à formação de colágeno.
· Intradermoterapia ou mesoterapia: consiste na injeção ao longo e sob as estrias de substâncias que provocam uma reação do organismo estimulando também a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneraram.
· Microestimulação mecânica e elétrica na estria: com objetivo de causar pequeno trauma e estimular o colágeno e tecido elástico local. Sessões semanais, feito em conjunto com microdermoabrasão. Duração: 30 minutos
· Radiofreqüência, Luz pulsada e Lasers – Laser fracionado 2940nm, NdYag 1064nm e Laser de 1450nm: melhoram as estrias brancas e vinhosas. Há renovação do colágeno melhorando o local onde a estria se encontra. São necessárias no mínimo 5 sessões, com intervalo quinzenal ou mensal.
· Tratamento com ácidos, peelings químicos e Peeling de Cristal: alguns tipos de ácidos, especialmente o ácido retinóico e glicólico, estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele. Deve ser evitada a exposição solar.
Laser fracionado de CO2 para estrias: é um dos métodos atuais mais utilizados quando a estria já é branca. Ocorre esfoliação da pele por 1 a 2 semanas, com conseqüente formação de tecido elástico e colágeno. No período de tratamento aconselhamos não se expor ao sol. O número de sessões varia de 3 a 6, com intervalo a cada 45 dias.
ATENÇÃO!
– Os textos e fotos contidos neste site tem carater meramente informativo e não substitui de modo algum uma consulta médica.
– Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. As informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.