OLHEIRAS

A hiperpigmentação suborbital, popularmente conhecida como olheira, é um problema cosmético muito disseminado, classificando-se apenas após as rugas nas pesquisas que estudam as preocupações dos consumidores de cosméticos sobre o envelhecimento da face.

Uma combinação de fatores leva à aparência final das olheiras. A genética tem um importante papel, uma vez que o escurecimento ao redor dos olhos aparece em diversos indivíduos, em plena juventude. A etnia, também tem influência neste processo e já é conhecido o fato de que sujeitos de determinadas origens étnicas apresentarem tendência de maior depósito de melanina na região suborbital, independente de outros fatores. Além disso, alguns indivíduos têm a pele mais fina do que os outros, o que permite que tanto a melanina, como os músculos que se localizam abaixo dos olhos, transpareçam através da pele dessa área.

Fotoenvelhecimento e gravidade

Outros dois fatores também favorecem o aumento desta hiperpigmentação com o passar do tempo: o fotoenvelhecimento e a gravidade. A medida que a pele da região da pálpebra inferior, se move para baixo, por efeito da gravidade, ela torna-se mais fina; os vasos sanguíneos aumentam, em resposta a esse adelgaçamento.

O afinamento da pele também faz com que esses vasos e que qualquer pigmento que haja na área abaixo dos olhos tornem-se mais visíveis. Qualquer trauma pode se transformar em depósito de hemosiderina (pigmento resultante da transformação do pigmento do sangue), como também, a exposição à radiação ultravioleta A, com o passar do tempo, aumenta a melanina na área, o que contribui para o escurecimento e todos esses fatores contribuem para o aparecimento das olheiras.

Tratamento com a Luz Intensa Pulsada

Vários cosméticos para o tratamento desta desordem foram colocados no mercado, com promessas de atenuação e até eliminação das olheiras, mas o passar dos tempos mostrou que a camuflagem ainda é o melhor produto para o disfarce desta hiperpigmentação.

Hoje temos no mercado a Luz Intensa Pulsada (aparelho que não é um laser mas que também utiliza a luz como forma de tratamento) como uma grande arma na atenuação das olheiras. Usando-se uma faixa de luz compatível com a melanina e a hemoglobina, podemos atuar com grande eficácia nestes dois pigmentos, atingindo então, a pigmentação escura (melanina) e a azulada ou arroxeada (hemoglobina).

O tratamento é simples, rápido e indolor. O aparelho é regulado para se adequar ao tipo de pele do paciente. Utilizando óculos de proteção ocular, é feita então a aplicação. Nos dias seguintes ocorre um escurecimento inicial desta área que irá começar a clarear a partir do sétimo dia (média). Devemos realizar uma aplicação mensal, em torno de 4 a 6 sessões, para obtermos uma melhora importante das olheiras.

No entanto, este problema é multifatorial e, caso a pigmentação volte a se intensificar, deve ser realizada uma nova série de tratamento.

Nos casos de olheiras ao redor de todo o olho e de causa genética, o laser pode ter beneficio reduzido.

Tratamento com Laser Elektra

O novo módulo Elektra é um laser NdYag Q-Switched FRACIONADO de alta potência extremamente versátil.

ATENÇÃO!

– Os textos e fotos contidos neste site tem carater meramente informativo e não substitui de modo algum uma consulta médica.
– Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. As informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.

Faça seu agendamento prévio e em breve entraremos em contato.

Fazer agendamento